top of page

Os 7 Passos para Construir sua Casa

Atualizado: 8 de set. de 2020

Planejar a construção da sua casa é uma tarefa que exige muita atenção, pois cada decisão a ser tomada poderá influenciar diretamente no resultado final!

 
Saiba quais são os 7 passos para garantir que a construção de sua casa seja finalizada dentro do prazo, sem extrapolar o seu orçamento e ainda ficar do jeitinho que você sempre sonhou, com a qualidade e funcionalidade esperadas e sem surpresas.

Passo 1: Planejamento

Planejar a construção da sua casa é uma tarefa que envolve diversos pontos que vão desde a definição do terreno, o levantamento da mão de obra necessária para a execução, seja de uma equipe titular ou terceirizadas, até a compra dos materiais e obtenção de todos os documentos de licenciamento.


Esse Planejamento da Obra não é um processo muito complexo, mas é uma das etapas mais importantes quando se deseja ter o controle absoluto da sua obra e dos custos, sem dor de cabeça até o final.


Em nosso escritório, chamamos esse Planejamento de Editorial, neste documento, existem diversos temas abordados, inclusive o memorial descritivo do que será executado, o valor de mão de obra, o custo do m² de cada insumo e material, o prazo para cada etapa e o cronograma físico e financeiro.


Passo 2: O Terreno Ideal

Para você construir a casa dos seus sonhos, é preciso escolher o terreno ideal. A escolha do terreno é fundamental para a construção do imóvel e, principalmente, para que ele fique dentro das suas expectativas tanto financeira como arquitetônica.


É muito importante estar atento aos desníveis do terreno, qualidade do solo, área permitida para a construção, localização e a documentação, que deverá estar sem gravames ou impedimentos (tramitação de partilha, penhora, usucapião e outros).


Todos esses detalhes impactam na obra e no valor final. Uma ótima dica para quem não está muito seguro na hora de fazer essa escolha é pedir o auxílio de um arquiteto antes da compra do terreno.


Passo 3: Definição do Orçamento

Ter em mente o limite financeiro para investir na construção da sua casa faz com que o planejamento inicial seja moldado de acordo com a sua disponibilidade financeira.


Esta definição impacta diretamente ao estilo do projeto, sua área, as tecnologias empregadas e o padrão construtivo.


Ter o orçamento bem definido e realista, vai evitar o endividamento. Porém, é muito importante tomar o cuidado ao fazer as contas, pois não é com uma simples"regrinha de 3" que você chegará ao valor ideal, para isso, são necessários anos de experiência na área da construção civil, além de entender a realidade de mercado local.


Um profissional com prova social dos seus empreendimentos, um portfólio sólido e uma bagagem de experiência no ramo pode trazer a você um norte aproximado do investimento necessário.


Também é importante ter o cuidado para não exagerar no projeto, fazendo com que você não consiga arcar com todos os custos ou terminar a obra no tempo esperado.


Passo 4: Contratar um Arquiteto

É... parece óbvio, mas muitos tentam se aventurar numa reforma ou construção sem o acompanhamento de um profissional!


O acompanhamento técnico durante a construção da casa é uma exigência da legislação brasileira.


O profissional não deve ser contratado apenas na hora de fazer o projeto. O acompanhamento deve ser feito desde o início, até mesmo antes da compra do terreno.


O arquiteto é qualificado para desenvolver e acompanhar todos os processos da obra, desde sua criação até sua execução, inclusive dos sistemas estruturais, elétricos e hidráulicos. Claro, depende do profissional e de sua área de atuação, mas todos possuem as atribuições legais para tal desempenho.


O arquiteto será o responsável por colocar no papel todos os seus desejos e sonhos, permitindo que você construa uma casa de altíssima qualidade e que atenda às suas expectativas.


Não estamos falando apenas da estética da obra, mas também do planejamento, cronograma físico, financeiro, conforto, sustentabilidade, otimização dos ambientes e habitabilidade.

Mas...arquiteto custa caro??? Vem que eu te mostro que NÃO!
...independente dos honorários que um arquiteto poderá cobrar, pois cada um tem seu valor e suas métricas de cobrança e precificação, o importante é entender que ao contratar um profissional, ele poderá dar um retorno de até 25% do investimento global da obra (custos de mão de obra e material) com o emprego da eficiência, escolha correta e racionalização do uso dos materiais e insumos, diminuição dos desperdícios na obra e a orientação coerente da equipe na aplicação dos materiais evitando retrabalhos.
Por isso, ter um arquiteto parceiro, poderá ser o melhor retorno/ investimento para a construção da sua casa!

Passo 5: Utilizar uma Mão de Obra Qualificada

Depois que você contratou o profissional arquiteto para o seu empreendimento, agora é necessário pensar na Equipe de Obra: o empreiteiro, mestre de obra, pintor, eletricista, encanador, gesseiro e tantos outros profissionais que passam pela obra.


É preciso muita pesquisa, recomendação, ver uma obra executada pela equipe, ter a certeza de que a equipe é profissional, que emite notas fiscais, possui uma metodologia própria de trabalho, boa reputação na praça, e principalmente, que transmita segurança.


Não adianta ter um projeto 3D lindo se a equipe contratada para executar a sua obra não é qualificada e especializada no que se propõem.


Vai a dica: Contratar um profissional arquiteto que já tenha uma equipe de obra especializada e de ótimo acabamento vai te economizar tempo, estresse e dinheiro! Verifique antes de contratar se o profissional possui uma equipe para construir sua casa.


Passo 6: Comprar os Materiais Adequados

Para que a construção da sua casa fique dentro do prazo estipulado e seja executada da forma correta, é preciso comprar os materiais na quantidade e especificações indicadas de acordo com cada etapa, como: ferragens, tijolos, madeiras, revestimentos etc.


A compra destes insumos deve ser realizada em empresas certificadas, que garantam a qualidade e a procedência da matéria prima, e principalmente, que entreguem dentro do prazo.


Ao comprar os materiais, é muito importante seguir o que foi definido pelo arquiteto! Isso garante que a obra fique dentro do orçamento e você não tenha surpresas desagradáveis.


O profissional arquiteto que possui uma equipe de obra qualificada geralmente também se responsabiliza pela compra dos materiais e insumos.


A M2E visando atender a todos os processos da construção civil, viabiliza a cotação e compra de materiais e insumos para todo tipo de obra, garantindo a qualidade e eficiência da construção


Passo 7: A Segurança de Todos

Garantir a integridade física dos trabalhadores, visitantes e técnicos deve ser uma prioridade antes mesmo de iniciar a construção, pois o canteiro de obras é um ambiente perigoso, e que exige muita atenção e cuidados básicos para evitar problemas futuros.


Acidentes criam um clima de incerteza, além de prejudicar o trabalhador, a empresa, a equipe e o proprietário.


Para prevenir essas ocorrências, é importante realizar um bom planejamento do canteiro de obras, pensando em todos os equipamentos que serão necessários, como EPIs e EPCs.


Também é fundamental providenciar tapumes, andaimes e telas de segurança para cercar a obra e evitar acidentes com pedestres, e por fim, preparar um local adequado para armazenar os materiais, sempre seguindo as normas de segurança.


Para saber mais sobre EPIs e EPCs acesse nosso BLOG >>> Papo de Obra <<<


Precisando de um Orçamento? Solicite AGORA Mesmo!


Gostou deste Post? Então Deixe seu Gostei




134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page